Por que os cachorros inclinam a cabeça?

puppy-406163_640

Quando viram as suas cabeças de lado os cães podem derreter até mesmo o coração daquela pessoa que diz que não gosta de animais, ou então daquele fanático por gatos. A maioria acha esse comportamento adorável, mas poucos sabem explicar porque eles fazem isso. Seriam os cachorros conscientes do efeito que provocam nos humanos, usando um truque fofo para nos explorar e ganhar atenção?

 

attention-905424_640

 

Especialistas dizem que a verdadeira resposta tem mais a ver com a habilidade do seu cão em ter empatia. Cães são impressionantemente bons em ler e responder à nossa linguagem corporal e características vocais. Quando você está dando uma bronca em seu “Vira-latinha” por ele ter roubado comida de cima da pia/bancada, eles estão absorvendo tudo, mesmo que a mensagem literal se perca na “tradução”. O mesmo acontece quando você está elogiando seu filhote por algo que ele aprendeu. Cães são capazes de reconhecer certas partes da linguagem humana, então, quando eles inclinam suas cabeças enquanto você fala, é possível que eles estejam ouvindo por palavras específicas e inlfexões que eles associam com atividades legais, como comida e hora de brincar.

 

O ato de inclinar a cabeça também pode ter algo a ver com a maneira como o ouvido canino é construído. Mesmo que os cães sejam capazes de ouvir frequências que humanos são incapazes, a habilidade deles de detectar a fonte do som é menos precisa que a nossa. O cérebro de um cão calcula diferenças extremamente minúsculas entre o tempo que o som leva de sua origem para chegar até a orelha, então uma pequena mudança na posição da cabeça pode melhorar a recepção sensorial. Quando inclinam suas cabeças, alguns especialistas acreditam que eles estão ajustando seu ouvido externo, na tentativa de melhor identificar a localização de um barulho.

 

puppy-406163_640

 

Se seu cão frequentemente tem esse comportamento, isso pode significar que ele tem um dom especial de sentir empatia. Alguns especialistas reportaram que cães que são mais socialmente apreensivos tem menor chance de virarem suas cabeças quando falamos com eles. Mas se seu cachorro não apresenta este comportamento, não precisa automaticamente classificá-lo como um “sociopata canino”. E mesmo que virar a cabeça venha do instinto, quanto mais os donos responderem a esse gesto com uma afirmação positiva ou aquela “festinha”, mais os cães irão repetir o gesto, em busca de elogios e agrados.

 

dogeFonte: iStock

 

Texto Traduzido com adaptações: MentalFloss

Compartilhar: